Un réel pour le XXI sciècle
WORLD ASSOCIATION OF PSYCHOANALYSIS
IXth Congress of the WAP • 14-18 april 2014 • Paris • Palais des Congrès • www.wapol.org

Program of the Congress
To register for the PARTY
Registration FULL
What's up ! NEWS
Action Committee of the School One - Papers
Orientation texts
Affinities VIDEO
5 minutes on the AIR
Affinities TO READ
Bits of Real WAP WEB
Clinical Day
Bibliography
Publications
Press release
Practical information
Previous Congresses
Search the website
Loading
Follow
@scilitwitt !
BITS OF REAL
Um real brilhante
Fernanda Otoni Brisset

Um mesmo sonho: Voa tranquilo e, distraído, choca-se na fiação elétrica. Despenca no rio sob o brilho dos fios estalando.

Após sua conferência, A. fica aturdido ao ser aplaudido de pé. Sente seu corpo quase cair. Senta-se e entra em choque ao ser parabenizado. Em análise, congela o detalhe das bocas dizendo: "Foi brilhante!!!" Relata ser familiar embaraçar-se quando falam do seu brilho profissional. Sente uma sensação de perigo, um risco de desintegração iminente e de desaparecer.

Aos 4 anos, brincava tranquilo quando vê a angustia da mãe, falando com voz inaudível e olhar fixo em algo boiando no rio. Era seu irmão mais velho. Dois homens desapareceram ao tentar resgatá-lo. Ele se salva. Silêncio! por meses a fio. Mais tarde, algumas palavras da mãe para ler tal pedaço de real: "Fixei o olhar no brilho dos fios dos cabelos dele que flutuavam sobre o rio. Firmei no ponto brilhante e rezava: Não vai afundar, não vai afundar!" Depois, seu irmão mostrou-se muito distraído na escola, exigindo toda atenção materna. A. aprendeu a ler e escrever sozinho e sua mãe falava sem parar que era uma criança brilhante.

Na trilha de sua análise, A. procura resolver o choque que o faz despencar do sonho e desmontar o circuito de gozo que o fixara à reza brava do supereu materno. Fez-se leitor do inaudível incrustado no brilhante e como escritor busca encarar e bem dizer seu pedaço de real.

Fernanda Otoni Brisset
EBP, Belo Horizonte, Minas Gerais